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ANÁLISE COMPARATIVA DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO, DA AVALIAÇÃO POR PARES E POR PROFESSORES DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA;

Tatiana Gesteira de Almeida Ferraz, Luccas Barbosa Carneiro, CAMILA DE SOUSA PEREIRA GUIZZO;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O século XXI apresenta desafios complexos que demandam um novo perfil de engenheiros. Além das competências técnicas, eles precisam desenvolver competências transversais, como liderança, trabalho em equipe e comunicação. No entanto, avaliar essas competências é um processo desafiador devido diversos fatores como a subjetividade do tema e a falta de preparo dos professores. Esse estudo teve como objetivo analisar comparativamente os resultados da autoavaliação, da avaliação por pares e por professores das competências transversais de estudantes de engenharia. A amostra envolveu 127 estudantes e 15 professores de nove cursos. Os resultados mostraram que os estudantes foram capazes de se autoavaliar e avaliar os pares em uma porcentagem maior de itens, quando comparado aos professores. A associação de múltiplos agentes avaliadores permitiu a ampliação da capacidade de observação das competências transversais. Esse estudo contribui para a discussão sobre como incorporar a percepção dos estudantes na avaliação dessas competências, fornecendo insights importantes para aprimorar os processos de avaliação em cursos de engenharia.

competências transversais, avaliação de competências, estudantes de engenharia, autoavaliação.
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