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A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO POSSIBILITADOR PRÁTICO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DO BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL NO IFPB - CAMPUS PATOS;

João Paulo Marçal de Souza, Kyvya Dayse Alves de Medeiros, Maira Rodrigues Villamagna;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

As engenharias desempenham um papel teórico-prático significativo no contexto social. No entanto, quando se trata da formação de novos profissionais, é evidente a falta de recursos e os altos índices de abandono nos cursos de engenharia no Brasil, especialmente na Engenharia Civil. Diante desses problemas, surgem diversos estudos e projetos com o objetivo de criar oportunidades que minimizem as consequências geradas por esta questão. Um exemplo é este trabalho, resultado de um projeto de extensão intitulado "DespertEng: Despertar para Engenharia Civil". As ações do projeto foram realizadas ao longo de doze meses (de março de 2022 a fevereiro de 2023) com a participação de quatro instituições públicas parceiras: ECIT Francisco De Sa Cavalcante (Paulista - PB); ECIT Sebastião Guedes da Silva (Teixeira - PB); ECIT Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque (Patos - PB); e Maria de Lourdes Meira (São José do Bonfim - PB). O objetivo das atividades era motivar os estudantes do curso de Engenharia Civil a participar de atividades extracurriculares, a fim de combater as taxas de evasão nesse campus específico. Portanto, este estudo é um relato de experiência baseado nos relatos dos participantes do projeto de extensão DespertEng. A metodologia foi desenvolvida em três etapas, a saber: 1) Estudo e Levantamento de materiais para as intervenções do projeto; 2) Intervenções nas escolas parceiras; e 3) Análises das atividades realizadas, por meio de questionários aplicados a equipe do projeto (extensionistas). Com os resultados dos gráficos e análises das respostas, foi possível observar que a participação em um projeto de extensão teve um impacto positivo na formação acadêmica dos participantes, evidenciado pela satisfação relatada e pela evolução tanto em habilidades acadêmicas quanto pessoais.

evasão universitária, atividades motivadoras. curricularização da extensão.
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