Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4336

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO MAKER;

Iara Alves Martins de Souza, Rafael Francisco dos Santos, Rossana de Paula Junqueira Almeida, Giane Aparecida Andrade Fontes, ANGÉLICA MIRIAM PENA, Ana Paula de Paiva Pereira;
Arquivo não encontrado

COBENGE23

[103] 12. Interação com a Educação Básica

[321] 12.Interação com a Educação Básica

Este trabalho relata a experiência de um projeto de extensão universitária realizado por uma Instituição Pública de Ensino Superior (IES) com o objetivo de explorar novas oportunidades e incentivar o surgimento de iniciativas por meio de cinco Clubes Makers. Esses clubes foram estabelecidos em escolas do Ensino Fundamental II de uma Rede Pública Municipal, levando em consideração as demandas específicas de cada uma delas. O projeto foi desenvolvido em parceria com um Programa de Educação Empreendedora (PEE) municipal, que colaborou na criação e administração dos espaços designados pelas escolas para o funcionamento dos clubes. Os participantes dos clubes são alunos das escolas, acompanhados por estudantes de graduação e professores de cursos de Engenharia da IES mencionada, além da equipe do PEE. Os Clubes têm como objetivo promover a integração dos participantes, fornecer suporte para dúvidas e oferecer um local de estudo e desenvolvimento de atividades. Os alunos têm acesso a uma estante virtual com curadoria e conteúdos produzidos pela equipe do projeto, o que os ajuda no processo de aprendizado, ou seja, os Clubes Makers funcionam como um ambiente facilitador do aprendizado.

Cultura Maker. Ensino Fundamental II. Educação Empreendedora. Protagonismo.
Voltar