Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4329

A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO IFCE QUIXADÁ PARA CONCURSOS PÚBLICOS NA ÁREA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES;

Janycce Emylle Oliveira de Lima, Bruno Noronha Rodrigues;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Atualmente, o interesse por oportunidades no setor público tem crescido a passos largos no Brasil. Diante de uma perspectiva de carreira estável e segura, com salários elevados, além de diversos outros benefícios, estudantes universitários buscam cada vez mais por oportunidades nesse meio. Portanto, este trabalho teve por objetivo entender a atmosfera institucional do IFCE Quixadá a respeito da preparação dos alunos dos cursos de engenharia desse campus, para concursos públicos em suas respectivas áreas. A pesquisa foi realizada com os referidos estudantes por meio de questionário virtual. Foi realizado um estudo transversal abordando três aspectos principais: a perspectiva do setor público como opção de carreira; os desafios enfrentados pelos alunos e professores sobre o tema; além das possibilidades de adequação da preparação ao contexto institucional. Conclui-se a importância na abordagem do tema na instituição, a identificação do elevado interesse dos estudantes quanto a prestar concursos públicos em suas áreas, no entanto, a realidade das dificuldades a serem enfrentadas pelo caminho, visto à falta de tempo, à reduzida adequação dos conteúdos abordados em sala de aula à realidade das provas de concursos, e segundo os alunos, a falta de incentivo por parte da instituição. Foram, ainda, abordadas possibilidades a serem adotadas para auxiliar nesse processo, como a utilização de questões próprias de concursos em sala de aula, afim de tornar rotineiro suas resoluções, e a criação de grupos de estudos voltados para esses certames.

Engenharia, estudantes, concurso.
Voltar