Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4326

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO IMPACTO DO GRUPO PET ENGENHARIA ELÉTRICA UFBA NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE SEUS EGRESSOS;

Pedro Henrique Oliveira Guimarães, Tíscile Cabral Pinto Porto, Isaac Pereira da Conceição Araujo, Pedro Nogueira de Andrade, Marcio Fontana;

COBENGE23

[99] 08. Programas Especiais

[317] 08.Programas especiais

Os Programas de Ensino Tutorial (PET), vinculados ao Ministério da Educação (MEC/SESu), têm como objetivo aprimorar os cursos de graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES). Esse artigo apresenta o estudo realizado pelo grupo PET-Elétrica-UFBA que buscou traçar o perfil dos egressos e avaliar o impacto de sua experiência no programa em suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Foi observado um perfil predominantemente masculino, em conformidade com o curso de Engenharia Elétrica da UFBA, porém com um aumento tímido da participação feminina nos últimos anos. Adicionalmente, constatou-se que cerca de 3/5 dos egressos estão trabalhando em atividades técnicas na área de engenharia elétrica, 2/3 dos egressos já publicaram pelo menos um artigo científico, 4/5 dos egressos optaram por prosseguir com estudos de pós-graduação e aproximadamente 1/6 dos egressos já atuaram como empreendedores ao longo de suas trajetórias profissionais. Por meio de depoimentos espontâneos, os egressos destacaram que o programa PET teve um impacto positivo em suas trajetórias acadêmicas e profissionais, estando alinhado com os objetivos estabelecidos pelo MEC/SESu. Esses resultados evidenciam a importância do PET-Elétrica-UFBA na formação dos egressos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades técnicas, científicas e empreendedoras, além de fortalecer a participação feminina na área da engenharia elétrica.

Grupo PET Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, Programas Especiais, Impacto dos Grupos PET.
Voltar