Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4324

DIAGRAMA ORIENTADOR SOBRE ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA BASEADO NAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS;

LEIDIANE RODRIGUES E RODRIGUES, FERNANDA CHOCRON MIRANDA, IEDO SOUZA SANTOS;
Arquivo não encontrado

COBENGE23

[93] 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais

[311] 02.Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais

Este artigo descreve uma proposta de um produto educacional, elaborado no contexto da Universidade do Estado do Pará (UEPA), no intuito de contribuir com a Gestão de Cursos de Engenharia, especialmente, no sentido de colaborar para a reconfiguração dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) e suas implementações a partir das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a área da Engenharia, que tem desafiado as coordenações e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) em todo o Brasil. Trata-se de um diagrama, do qual derivam e também complementam outros dois subprodutos, intitulados " Roteiro para análise de PPC para os Cursos de Engenharia" e "Instrumento síntese de análise e avaliação de um PPC", ambos voltados à análise e avaliação de PPCs. Por meio desta pesquisa buscou-se contribuir com os Cursos de Engenharia, principalmente para a compreensão sobre as novas DCNs, que preconizam várias mudanças no contexto do ensino-aprendizagem e no perfil dos futuros engenheiros.

Ensino de Engenharia; PPCs; Novas DCNs; Produto Educacional; UEPA.
Voltar