4322
A dificuldade do corpo discente em reconhecer a importância do ciclo básico no curso de Engenharia;
Rayanne Soares Jesus da Silva, Matheus Souza Jacintho de Miranda, Larissa Ferreira Vasconcelos, Mariana Lima Santana Lopes, Troner Assenheimer de Souza;
COBENGE23
[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
A inserção em uma universidade no Brasil representa uma oportunidade para obter conhecimento técnico, desenvolver habilidades para o mercado e tentar expandir a criticidade no que tange à consciência social. O cenário hodierno dos sistemas educacionais no setor de engenharia é moldado de forma pluridimensional, isto é, há variáveis que impactam diretamente no desenvolvimento e sucesso acadêmico, a saber: a realidade dos ingressantes na instituição de ensino; o corpo docente, a própria instituição pública e a metodologia de ensino. Entretanto, há uma divergência nesta presente sistemática, uma vez que ocorrências da trivialização do ciclo básico da engenharia têm sido intensificadas nos últimos tempos. Neste contexto, o presente trabalho versa e contextualiza o efeito desse problema sobre o aprendizado e as perspectivas dos estudantes, situado numa realidade educacional
brasileira extremamente desigual, da qual há pouca exploração da autonomia e concepção pessoal. As abordagens e ideias apresentadas neste trabalho provêm a partir de debates, pesquisas realizadas com alunos e professores da escola de engenharia e de vivências dos integrantes do Grupo de Educação Tutorial em Engenharia de Petróleo da Universidade Federal Fluminense (PetroPET UFF).
Ciclo básico do curso de Engenharia, Metodologia, Ensino superior