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Artigo


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ANÁLISE DA POTÊNCIA E DA IRRADIAÇÃO DE LÂMPADAS APLICADOS EM EQUIPAMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO EM ENGENHARIA;

Luis Gustavo Ferrareto Espontao, Camila Fogaça de Oliveira, Vicente de Lima Gongora, Renato Kazuo Miyamoto, Wesley Candido da Silva;

COBENGE23

[92] 01. Transição Energética na Educação em Engenharia

[310] 01. Transição Energética na Educação em Engenharia

Este trabalho desenvolveu um equipamento didático para o ensino de geração solar, no curso de engenharia elétrica, composto por três estruturas: um conjunto de painéis solares, uma estrutura com um conjunto de lâmpadas e uma bancada de acionamento para aplicações de rastreamento. O equipamento emula a geração fotovoltaica durante o período noturno, permitindo que os alunos apliquem seus conhecimentos teóricos na vivência prática. O estudo desenvolveu a estrutura com um conjunto de lâmpadas e objetiva o estudo da potência e irradiação adequadas para utilização do equipamento experimentalmente. Os resultados da simulação e a metodologia aplicada concluíram que existe uma relação intrínseca entre o comprimento de onda e a potência gerada pelo módulo fotovoltaico, possibilitando a extração da melhor potência possível. Notou-se também que rastrear a curva de potência máxima pode aumentar a eficiência da geração de energia fotovoltaica. O uso de lâmpadas halógenas gerou o dobro da potência em relação às lâmpadas de vapor metálico. A aplicação de filtros digitais validou a etapa de pré-processamento para o desenvolvimento de um sistema de rastreamento. O equipamento didático visa auxiliar os alunos a aplicarem seus conhecimentos teóricos na vivência prática, sendo a energia solar uma das opções mais promissoras de transição energética para a sustentabilidade ambiental e econômica.

geração solar. módulo fotovoltaico. sistema de rastreamento. sustentabilidade. Kit Educacional
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