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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS DE POLÍGONOS NO PLANO CARTESINO ATRAVÉS DO SCRATCH NO ENSINO FUNDAMENTAL;

Katia Monica Verdim Eggert, Dulce Marcia Cruz, Tatiane Cordeiro dos Santos;
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COBENGE23

[103] 12. Interação com a Educação Básica

[321] 12.Interação com a Educação Básica

Esse artigo relata a atividade realizada em uma escola pública do município de Joinville da construção do aquário no software Scratch por uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental utilizando do pensamento matemático, pensamento computacional e da Educação STEAM, utilizando, na prática o plano cartesiano. Conclui-se que a utilização do SCRATCH para ensinar o plano cartesiano foi a melhor opção já que os alunos apreenderam os conhecimentos, tiveram a oportunidade de criar, de ser protagonista de sua aprendizagem. A utilização da Educação STEAM também ocorreu de maneira interdisciplinar, proporcionando ao aluno o desenvolvimento das competências do século XXI. Os estudantes desenvolveram seus próprios aquários não se limitando ao que foi solicitado pelo professor. Espera-se que essa atividade seja replicada em outras escolas.

Ensino Fundamental; Scrath; Educação STEAM
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