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Artigo


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DEBATES SOBRE MACHISMO, RACISMO E DIVERSIDADE NO ENSINO DA ENGENHARIA;

Larissa Aparecida Wachholz, Luis Mauricio Martins de Resende;

COBENGE23

[100] 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania

[318] 09.Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania

O presente trabalho objetivou avaliar de que maneira os cursos de graduação em engenharia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) têm fomentado os debates sobre machismo, racismo e diversidade em suas propostas pedagógicas. Para isso, foi analisada a presença dessas temáticas em 50 Projetos Pedagógicos de Curso das Engenharias, por meio da busca nos textos dos seguintes termos: "diversidade", "gênero", "racismo", "preconceito" e "discriminação". Os dados demonstram que o tema diversidade é o mais aparente. Em contrapartida as discussões sobre gênero e racismo ainda são incipientes e começaram a aparecer nos PPCs a partir de 2018. Outro dado relevante é que esses debates encontram-se somente em disciplinas optativas. Sendo assim, os autores apresentam a proposta de uma disciplina obrigatória na Engenharia de Produção, em que o professor buscou aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre racismo, gênero e diversidade sexual.

Igualdade de Gênero, Igualdade Racial, Formação de Engenheiros
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