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Artigo


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APRENDIZAGEM ATIVA E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA PARA UMA ANALÂNDIA SUSTENTÁVEL;

Sueli Sampaio Damin Custódio, João Claudio Bassan de Moraes;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O artigo apresenta a execução do Projeto Integrador Analândia Sustentável. Este projeto utilizou o método de ensino "Project-Based Learning" (PBL) com a aplicação dos Objetivos 3 (saúde e bem-estar), 6 (água potável e saneamento) e 12 (consumo e produção responsáveis) de Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os alunos foram submetidos a conhecer o problema, definir o problema, pesquisar soluções e apresentar a solução dentro do contexto de saneamento básico rural na cidade de Analândia. Como resultado, os alunos escolheram, a partir de fatores técnicos, socioeconômicos e ambientais, a implantação de uma fossa séptica biodigestora em uma propriedade rural na cidade de Analândia. Portanto, conclui-se que a utilização do PBL trouxe benefícios na formação dos alunos e na comunidade de Analândia.

Projeto Integrador, Problem-Based Learning, saneamento básico rural, tratamento de esgoto rural, fossa séptica biodigestora, sustentabilidade.
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