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A DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CURSO DE ENGENHARIA SOB A ÓTICA FRANCESA: A REALIDADE OBSERVADA NA UNIVERSITÉ CLAUDE BERNARD LYON 1;

Micheli Cristina Starosky Roloff, Luis Mauricio Martins de Resende, Cristian Joseph Antoine Mercat;

COBENGE23

[93] 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais

[311] 02.Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais

Este artigo tem por objetivo compreender o modelo francês atual a partir da realidade da Université Claude Bernard Lyon 1. Uma turma da disciplina de Álgebra e Análise do curso preparatório foi acompanhada durante o ano escolar 2022-2023. Dois professores ministraram a disciplina em um grande auditório, e os alunos foram organizados em 5 grupos para a resolução de exercícios, chamados de Travaux dirigés (TD), onde oito professores foram observados durante os dois semestres. Atividades empregadas no ensino foram observadas e anotadas o tempo de duração, como o tempo em que o professor passa dedicado ao quadro, tempo que os alunos passam resolvendo exercícios individualmente, e as discussões com toda a classe, por exemplo. Os professores dos grupos de TD também responderam um questionário sobre a frequência com que costumam empregar determinadas atividades, bem como aquelas que acreditam serem capazes de melhorar a aprendizagem dos alunos. Entre os principais aspectos que podem inspirar mudanças e melhorias no modelo brasileiro no contexto dos cursos de Engenharia está o tempo destinado à resolução de exercícios, e as oportunidades de desenvolver um ensino mais centrado no aluno.

Cálculo Diferencial e Integral, Engenharia, França
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