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Artigo


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ANÁLISE DA RETENÇÃO DE DISCENTES DE CURSOS DE ENGENHARIA ELÉRICA E MECÂNICA DA UFSCAR;

Edilson Reis Rodrigues Kato, Celso Aparecido de França, luis antonio oliveira araujo;

COBENGE17

[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[9] 03.1. Políticas para redução da evasão e retenção

Os cursos de engenharia têm apresentado cada vez mais discentes que não terminam sua formação no período estabelecido pelo projeto pedagógico, isto é, os discentes prolongam a sua permanência na universidade além do necessário. Um efeito dessa realidade é o retardamento da entrada desses profissionais no mercado de trabalho, além do aumento dos custos de sua formação. As causas dessa retenção são as mais diversas, variando desde as de cunho social até as formas de estudo e estabelecimento dos objetivos dos discentes na busca de sua formação. Esse trabalho tem como objetivo realizar uma análise das causas dessa retenção em relação às justificativas fornecidas pelos discentes, os relacionamentos na universidade e fora e a organização e maneira de estudo dos discentes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Como metodologia utilizada um questionário foi aplicado com questões relacionadas aos relacionamentos com amigos, família, professores e funcionários, desempenho na escola, número de disciplinas em dependência e a forma de estudo em um universo de 63 discentes. Com esses dados pode ser observado o motivo dessa retenção e se estabelecer diretivas para os discentes a fim de se evitar ou diminuir as causas de sua retenção na universidade.

Educação em engenharia, Retenção, Envolvimento Social, Formas de Estudo.
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