Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4294

A IMPORTÂNCIA DE UM PORTFÓLIO DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS;

NAIR STEM, RODRIGO CUTRI, OCTAVIO MATTASOGLIO NETO;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Neste trabalho, é discutida a importância de manter uma variedade de tipos de avaliação e atribuição. Além disso, os seres humanos apresentam diferentes formas de aprender, está provado que para aprender novos conceitos e alcançar a memória de longo prazo é necessário revisar periodicamente, como mostra a curva de esquecimento de Ebbinaus. Com foco na Física 1, os autores propuseram trabalhos formativos como questionários online, vídeos tutoriais usando h5p, estudos de caso, relatórios curtos periódicos e minitestes (individuais, presenciais e sem consulta). Já os trabalhos somativos tiveram dois tipos distintos: a) dois exames de final de semestre (presencial, individual e sem consulta) e b) apresentação de projetos realizados em grupo. Os pequenos relatórios e projetos dos alunos foram avaliados por meio de rubricas. As percepções dos alunos foram registradas por uma pesquisa não identificada utilizando formulários do Google mostrando que a aceitação das atividades somativas foram bastante satisfatórias. Em particular, os alunos afirmaram que o laboratório de Física (pequenos relatórios e projetos) permitiu-lhes desenvolver as competências esperadas previstas no DCN: modelamento matemático, medições físicas, interpretação de gráficos, apresentação oral, etc. Os minitestes e os quizzes online ajudaram-lhes a manter o ritmo de estudo e a auto-avaliar o seu progresso antes dos exames. Uma evidência clara desse progresso foi mostrada quando comparado o primeiro exame ao substitutivo, onde as notas médias aumentaram de 3,3 para 5,0, corroborando a necessidade de promover atividades para revisar os conceitos de aprendizagem periodicamente.

Aprendizagem baseada na competência. Curva de esquecimento. Tipos de trabalho e avaliação. Memória de longo prazo. DCN.
Voltar