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Artigo


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BANCADA DIDÁTICA DE TURBINA PELTON NO ENSINO COMPLEMENTAR EM ENGENHARIA;

Luiz Carlos Cordeiro Jr, Leonardo Tomaz Arrighi Senra, Douglas Ximenes Marozzi Cirne, João Pedro de Andrade Largura;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O presente trabalho tem como objetivo entregar aos discentes da graduação de engenharia mecânica da UERJ - Resende (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) um suporte didático complementar, conciliando conceitos teóricos e atividades experimentais. Este processo é possível devido às aplicações multidisciplinares da bancada, que exigem dos discentes conhecimentos das disciplinas de instalações industriais, máquinas de fluxos e hidráulica. As análises propostas estimulam o conhecimento por meio da inversão do ensino tradicional, fazendo com que o discente seja o protagonista das atividades, o que torna o conhecimento teórico uma realidade mais próxima dos alunos frente aos resultados experimentais, uma vez que são estimulados a buscar soluções por intermédio do registro de propriedades, através do uso de diversos instrumentos de medições, beneficiando, desta forma, a autoconfiança e agregando, também, ganhos comportamentais.

turbina Pelton, máquinas de fluxo, bancada hidráulica
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