Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4292

METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO: UMA ABORDAGEM DA PERSPECTIVA DE IMPLEMENTAÇÃO DOS CLICKERS COMO FERRAMENTA DO ENSINO DE ENGENHARIA;

VIN?CIUS FRACASSO DA SILVA, JULIANA LOPES RIBEIRO, LIVIA FLAVIA CARLETTI JATOBA, LETICIA DOS SANTOS AGUILERA;

COBENGE23

[99] 08. Programas Especiais

[317] 08.Programas especiais

Evidenciando o cenário de atualização das metodologias de ensino empregadas no meio acadêmico dentro do universo da engenharia, o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, por iniciativa de um grupo de docentes, visa a implementação de uma metodologia ativa do ensino de algumas disciplinas. Uma das técnicas utilizadas para buscar a metodologia ativa será o emprego de um Clicker, ou seja, um sistema de votação eletrônica em tempo real. Essa abordagem permite que o docente possua uma estimativa geral de conhecimento da turma sobre determinada questão. Este trabalho tem como objetivo a apresentação de metodologia a ser empregada no desenvolvimento de sistema de Clickers. Embora existam no mercado o sistema para aquisição, não há fornecedores nacionais do produto. Diante desta questão, a Serra Jr. Engenharia recebeu a demanda por parte dos docentes interessados na metodologia para a execução de projeto para desenvolvimento dos dispositivos e do software para o sistema.

Empresa Júnior, Sistema Clicker, Metodologias Ativas de Ensino, Extensão Universitária
Voltar