Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4289

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM AO MODELO DE ENSINO REMOTO;

EMELLY SILVA MENDES, ANA MARTA SOUZA;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

As metodologias ativas empregadas em sala de aula influenciam diretamente no ensino-aprendizado dos alunos, bem como desperta maior interesse aos discentes, possibilitando o desenvolvimento da autonomia em seus estudos. O presente trabalho tem como objetivo a análise da implementação desse tipo de abordagem durante os anos de 2020 e 2021, período no qual foi adotado o ensino remoto na disciplina de Máquinas Térmicas do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Nas faculdades de Engenharia é comum o uso de modelos tradicionais de ensino, utilizando os mesmos padrões de avaliação em que o discente não tem a oportunidade de desenvolver outras habilidades em seu processo de aprendizagem. Diante disso, foi realizada uma análise de dados coletados por meio de um formulário eletrônico para compreender a visão dos discentes após a implementação de algumas ferramentas de metodologias ativas no ensino remoto. Foram propostas algumas formas inovadoras de avaliação tais como: avaliação por meio de jogos online, avaliação oral, entre outras. Os resultados obtidos revelaram que aproximadamente 60 % dos estudantes que participaram da pesquisa avaliaram os estudos em grupo como muito eficazes. Além disso, em segundo lugar aparecem testes e provas e em terceiro, a utilização de jogos, os quais mais de 50 % alunos consideraram muito eficazes para aprendizagem. . Foi indagado aos estudantes a importância do retorno dos feedbacks no qual 94 % marcaram a opção "muito importante" ou "importante". Foi possível verificar ainda que mais de 50 % dos estudantes afirmaram conseguirem ficar concentrados por mais tempo quando aplicadas metodologias ativas em relação a quando utilizadas metodologias tradicionais. À partir deste estudo, ficou evidente uma avaliação positiva por parte dos discentes quanto às metodologias adotadas, demonstrando que essas práticas podem contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, permitindo que eles aprendam o conteúdo por meio da interação aluno-aluno e aluno-professor, proporcionando um ambiente de aprendizagem atrativo e interativo.

metodologias ativas, engenharia, alunos, professores
Voltar