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ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DE ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO GUIADA APLICADA EM FENÔMENOS DE TRANSPORTE COM USO DA PLATAFORMA PHET;
ANA CAROLINA DOS SANTOS BATISTA, ADRIANA ELAINE DA COSTA SACCHETTO, ESTELA CLAUDIA FERRETTI;
COBENGE23
[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Neste trabalho, buscou-se estimular a construção de argumentos científicos em uma turma da disciplina de Fenômenos de Transporte por intermédio da aplicação de uma atividade de investigação. O objetivo principal foi promover a alfabetização científica, uma vez que, com a crescente modernização dos meios de comunicação, vem-se perdendo a construção da argumentação científica dentro da sala de aula. A atividade aplicada foi baseada no ensino por investigação guiada, que corresponde ao nível três (3) de abertura, o qual requer um elevado grau de autonomia por parte dos alunos. Foram aplicadas quatro questões sobre o assunto de Introdução à Mecânica dos Fluidos a uma turma de vinte (20) alunos. Como suporte para o aprendizado, a atividade contou com o uso de objetos virtuais de aprendizagem (OVA), que vem ganhando destaque por favorecer o protagonismo e a colaboratividade entre os estudantes. Nesta atividade, o principal OVA utilizado foi a plataforma gratuita PhET Interactive Simulations, que surge como uma alternativa quando se busca por aplicações que abranjam o nível médio e superior de ensino, preservando a qualidade conceitual. Para analisar os argumentos produzidos pelos estudantes, os quais foram registrados em relatórios, empregou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), um método de análise de dados em pesquisa qualitativa, apoiada pelo software IRaMuTeQ, que viabiliza diferentes tipos de análise de dados textuais. Pode-se perceber que, aliado ao uso de simuladores, o ensino por investigação guiada proposto se qualificou como uma abordagem ativa de aprendizagem, onde os estudantes buscaram responder às questões propostas por meio da análise e argumentação dos dados.
Simulação. Ensino por investigação. Alfabetização científica.