Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4284

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIA BASEADA NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA A MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DA ENGENHARIA ELÉTRICA;

EDIVALDO GÓIS DOS SANTOS JÚNIOR, Tarso Vilela Ferreira, Jalberth Fernandes de Araujo, Marcos Vinícius Silva Alves, Alysson Felipe Virgulino da Silva;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A formação de engenheiros baseada nas metodologias de ensino e aprendizagem tradicionais expositivas em que o docente é o ponto central, apesar de entregar à sociedade indivíduos com uma base científica muito boa, não carreia nesses indivíduos o conhecimento relativo às competências transversais cognitivas que se fazem necessárias ao enfrentamento do cotidiano da vida, quiçá ao que o mercado de trabalho demanda atualmente para o século XXI. As competências profissionais demandadas para este século, carecem de uma base científica apurada em constante evolução, digitalmente enviesada nas suas técnicas, acrescida de saberes do trato do ser humano, quer seja para a interação com os seus pares da equipe de trabalho, quer seja para a interação com máquinas em que, cada vez mais, se observa uma capacidade de processamento elevada das suas operações e até a possibilidade de autonomia na tomada de decisão dessas operações. A abordagem ora proposta, visa desenvolver uma metodologia de ensino e aprendizagem lastreada em metodologias ativas, em que o educando seja o centro do processo, e o papel do docente seja o de prover suporte ao desenvolvimento, nos docentes, das competências científicas mais apuradas, associadas das competências cognitivas e do trato do ser humano que far-se-ão necessárias para o cotidiano desse profissional da engenharia na vida laboral, bem como na sua vida pessoal.

Metodologias ativas, Ensino e aprendizagem, Engenharia, Competências cognitivas.
Voltar