Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4278

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUm exemplo da solução take-home na disciplina de Controle Digital do IFPB;

Ademar Goncalves da Costa Junior, Emanuel Thiago de Andrade da Silva, rafael cavalcante chaves;

COBENGE23

[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia

Atividades laboratoriais são necessárias nos cursos de Engenharia para que o corpo discente possa comprovar algumas teorias apresentadas ao longo do semestre em uma disciplina. Por meio do uso de projetos na disciplina de Controle Digital nos cursos de Engenharia Elétrica e Tecnologia em Automação Industrial do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), como parte do emprego de metodologias ativas de aprendizagem, a solução take-home, o qual os alunos desenvolvem os projetos baseados em kits de baixo custo e que podem ser desenvolvidos em qualquer lugar, em qualquer horário, utilizando um circuito que representa um sistema de segunda ordem, componentes passivos, um protoboard e um Arduino. Dessa forma, além do aprendizado dos diversos conceitos apresentados na disciplina, os alunos também tem a oportunidade de desenvolver soft skills ao longo do projeto. Ao final, é percebida a consolidação dos conceitos apresentados ao longo do semestre bem como o feedback positivo ao desenvolvimento do projeto utilizando a solução take-home por parte do corpo discente.

controle digital; ensino e aprendizagem; metodologias ativas; sistemas de controle; take-home.
Voltar