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A ORGANIZAÇÃO LÓGICA DAS AULAS DE PROFESSORES-DESTAQUE ENTRE OS ALUNOS: UM OLHAR PIAGETIANO EM DISCIPLINAS BÁSICAS DE ENGENHARIAS;

Sibeli de Oliveira Schneider, Sérgio Roberto Kieling Franco;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A carência de formação pedagógica assola o magistério superior e seu impacto pode ser sentido em todas as áreas de conhecimento, inclusive nas Engenharias. Contudo, seja por iniciativa própria ou por abraçarem iniciativas institucionais ou governamentais, alguns professores se destacam entre seus pares em virtude de seus cuidados e práticas docentes. Este projeto de pesquisa intenta buscar evidências do processo de organização lógica das aulas desses professores, mapear tal organização e verificar a existência ou não de regularidade em diferentes professores-destaque. A pesquisa deverá ser realizada no Departamento de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS em disciplinas de formação básica de engenharias. O referencial teórico se fundamenta em Jean Piaget. Através da compreensão piagetiana de aprendizagem e construção do conhecimento, entende-se a estruturação lógica e estratégias cognitivas do sujeito e se chega, enfim, na reconstrução formal das aulas dos professores-destaque a partir do confronto da teoria com os dados a serem obtidos na pesquisa. Para tanto, a metodologia de pesquisa se desenvolve em seis etapas: seleção de três professores a serem estudados; entrevista com os professores; observação de, no mínimo, uma aula de cada professor; descrição das bases lógicas de organização das aulas dos professores; consulta aos docentes através de uma segunda entrevista para validar as descrições de suas próprias estratégias e, finalmente, um questionário aplicado a diversos estudantes do departamento para verificar se eles identificam as práticas adotadas por seus professores. Os resultados devem indicar se há ou não alguma regularidade na estruturação das aulas desses professores e se ela se diferencia das dos demais professores. Havendo regularidade, esta pesquisa poderá contribuir para a formação de professores universitários da área.

Educação Superior; Educação em Engenharia; docência; Piaget
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