Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4273

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTEAM BASED LEARNING (TBL) NO DISPOSITIVO DA MÁQUINA DO TEMPO: ANÁLISE DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO;

Márcia Verena Firmino de Paula, Gleice Borges do Sacramento, Leonardo Trajano Dias Garcia, Carolina Maia dos Santos, Alexandre de Carvalho Castro;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A forma de aprender requer novas experiências, novos conhecimentos no tempo e no espaço de cada sujeito o qual se encontra no centro do próprio processo de formação em diferentes instâncias da vida acadêmica e profissional. O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos da metodologia TBL no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Engenharia, a partir de experiências docentes nas aulas de Psicologia e Sociologia do Trabalho, no período de Setembro/2022 e Janeiro/2023. Além disso, Identificar os elementos/características adquiridos durante as aulas que podem contribuir para uma formação mais significativa e contextualizada com o mundo do trabalho, principalmente, para a formação em Engenharia. A metodologia consiste na pesquisa de natureza quali-quanti a partir da percepção dos estudantes acerca das atividades e da metodologia ativa realizadas dentro e fora de sala de aula com base na análise das respostas fornecidas por meio de um formulário eletrônico (Microsoft Forms). Concluiu-se que a metodologia Team Based Learning contribuiu significativamente para que os estudantes aprendessem de maneira autêntica, dinâmica, colaborativa e, sobretudo, contextualizada às situações reais vinculadas às suas atuais ou futuras práticas profissionais.

Team Based Learning (TBL); Ensino de engenharia; Metodologias ativas.
Voltar