Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4270

A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES EM PROJETOS DE EXTENSÃO E DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS COM CONSCIÊNCIA SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICA;

Isadora Martines Ferreira, Daniella Yuri Hasebe, Murilo Gallo Zamora, SARAH DE ALMEIDA RAMOS, Carlos Eduardo Guimarães da Silva, Maria Bernadete de Morais Franca;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

A formação técnico-científica do engenheiro é de extrema importância para consolidar sua capacidade de resolução de problemas. Entretanto, com a velocidade das mudanças, principalmente tecnológicas, outras habilidades precisam ser exercitadas desde a academia, como a consciência dos impactos sociais, ambientais e econômicos. Neste sentido, o presente artigo apresenta os principais projetos desenvolvidos no curso de graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina - Paraná - Brasil, para complementar a formação do engenheiro e prepará-los para uma atuação mais sustentável sócio, ambiental e economicamente. O primeiro projeto, Robolon, busca levar os conteúdos de robótica e eletrônica para crianças e adolescentes de escolas públicas da cidade. Já o projeto Techninas foi idealizado por professoras, graduandas e graduadas, com o intuito de trabalhar com meninas das escolas públicas da cidade, a fim de despertar nelas o interesse por profissões nas áreas de STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math). O terceiro projeto, o Ottobots, tem um caráter lúdico e consiste em apresentar a robótica, através dos robôs Ottos de tecnologia aberta, para crianças em situação de vulnerabilidade. E por fim, o Ramo Estudantil IEEE, contempla praticamente todas as dimensões desejadas da formação de um engenheiro a serviço do bem-estar da sociedade. Estas iniciativas contam com a participação de mais da metade dos estudantes do curso e, ao longo dos últimos anos, contribuíram na formação de quase uma centena de engenheiros.

Projetos acadêmicos, STEAM, Robótica, Engenharia Elétrica
Voltar