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A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES EM PROJETOS DE EXTENSÃO E DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS COM CONSCIÊNCIA SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICA;
ISADORA MARTINES FERREIRA, DANIELLA YURI HASEBE, MURILO GALLO ZAMORA, SARAH DE ALMEIDA RAMOS, CARLOS EDUARDO GUIMAR?ES DA SILVA, MARIA BERNADETE DE MORAIS FRANCA;
COBENGE23
[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia
[316] 07.Extensão na Educação em engenharia
A formação técnico-científica do engenheiro é de extrema importância para consolidar sua capacidade de resolução de problemas. Entretanto, com a velocidade das mudanças, principalmente tecnológicas, outras habilidades precisam ser exercitadas desde a academia, como a consciência dos impactos sociais, ambientais e econômicos. Neste sentido, o presente artigo apresenta os principais projetos desenvolvidos no curso de graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina - Paraná - Brasil, para complementar a formação do engenheiro e prepará-los para uma atuação mais sustentável sócio, ambiental e economicamente. O primeiro projeto, Robolon, busca levar os conteúdos de robótica e eletrônica para crianças e adolescentes de escolas públicas da cidade. Já o projeto Techninas foi idealizado por professoras, graduandas e graduadas, com o intuito de trabalhar com meninas das escolas públicas da cidade, a fim de despertar nelas o interesse por profissões nas áreas de STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math). O terceiro projeto, o Ottobots, tem um caráter lúdico e consiste em apresentar a robótica, através dos robôs Ottos de tecnologia aberta, para crianças em situação de vulnerabilidade. E por fim, o Ramo Estudantil IEEE, contempla praticamente todas as dimensões desejadas da formação de um engenheiro a serviço do bem-estar da sociedade. Estas iniciativas contam com a participação de mais da metade dos estudantes do curso e, ao longo dos últimos anos, contribuíram na formação de quase uma centena de engenheiros.
Projetos acadêmicos, STEAM, Robótica, Engenharia Elétrica