4268
APRENDIZAGEM DE MONITORES DE CÁLCULO E GEOMETRIA ANALÍTICA E FORMAÇÃO DOCENTE EM ENGENHARIA;
Waleska Dayse Dias de Sousa, Silvia Bernardinelli;
COBENGE23
[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Pesquisa qualitativa em andamento que objetiva analisar processos de aprendizagem que são desenvolvidos por monitores das disciplinas de cálculo e geometria analítica em cursos de engenharia. Acredita-se que análises decorrentes destes processos podem contribuir com a formação pedagógica dos professores. O referencial utilizado é a teoria histórico-cultural. Como metodologia, estão sendo utilizados os seguintes procedimentos: revisão bibliográfica, análise de documentos e questionário de questões abertas aplicado junto aos monitores para desvelar conhecimentos que eles consideram necessários para a aprendizagem, estratégias de estudo utilizadas, participação dos professores das disciplinas no desenvolvimento das monitorias, dificuldades e potencialidades na aprendizagem dos conteúdos. Os dados serão analisados com a utilização da análise de conteúdo. Ao final do processo investigativo espera-se que seja possível compreender como os estudantes enfrentam suas dificuldades, como escolhem suas estratégias de estudo, como se dão as relações que estabelecem com os professores, como pensam a estrutura universitária e como ela pode apoiar o sucesso e a permanência estudantil na graduação. Acredita-se que os resultados da pesquisa tem muito a contribuir com a educação em engenharia, com a formação pedagógica de professores universitários e, sobretudo, com as aprendizagens discentes, finalidade precípua de todas as instituições universitárias.
ensino-aprendizagem em engenharia, docência universitária em engenharia; monitoria em engenharia