Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4256

FERRAMENTA E ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE DESENHO TÉCNICO EM UM ESTUDANTE DEFICIENTE VISUAL;

Rafael Hauckewitz Todaro, Guilherme Wolf Lebrao;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O presente trabalho objetiva apresentar as práticas e estratégias didático-pedagógicas, mediadas por docentes da disciplina de Desenho Técnico para Engenharia, com vistas a desenvolver habilidades de leitura, interpretação e execução de vistas em perspectiva isométrica em um aluno deficiente visual. A contribuição principal do estudo consiste no desenvolvimento de um módulo tátil capaz de auxiliar o estudante no processo de ensino-aprendizagem-avaliação, o qual foi proposto com base em um modelo de formação por competências. A experiência relatada no artigo foi bem sucedida, dado que houve manifestação de habilidades por parte discente e o mesmo pode ser avaliado com isonomia entre os demais estudantes. Concluiu-se que a deficiência visual não é um fator impeditivo para desenvolver visão espacial e para atuar em atividades que envolvam atuação a partir de representações gráficas normalizadas.

Desenho Técnico. Deficiência Visual. Ferramenta didático-pedagógica. Ensino-aprendizagem-avaliação. Competência.
Voltar