4255
O USO DE LABORATÓRIOS REMOTOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE SISTEMAS DE CONVERSÃO DE ENERGIA;
ALBERTO HERNANDEZ NETO, MARCELO AUGUSTO LEAL ALVES, SILVIO C A ALMEIDA;
O presente trabalho descreve o desenvolvimento de laboratórios remotos para o ensino de cursos de energia renovável. Este artigo apresenta as principais características dos cursos a distância e o cenário internacional do e-learning. Com base nos conceitos apresentados, analisa-se a utilização de laboratórios didáticos remotos no contexto do Learnify que é uma plataforma de aprendizagem online. Essa plataforma funciona como um repositório de livros didáticos, lições e módulos para fornecer aos alunos assistência no estudo e educação baseada em problemas em todo o mundo. Dentro da plataforma Learnify são descritos e analisados dois laboratórios remotos: célula de combustível e sistemas de refrigeração/ar condicionado. A descrição fornecerá as características técnicas de cada equipamento utilizado no laboratório e o resultado de aprendizagem pretendido em conhecimentos, habilidades e responsabilidade/autonomia que devem ser alcançados pelos alunos com base na taxonomia de Bloom.
Taxonomia de Bloom, aprendizagem remota, objetivos pretendidos de aprendizagem