Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4254

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO CONCURSO PONTES DE PAPEL: PROMOVENDO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE DESAFIOS PRÁTICOS;

Marcos Paulo Santos da Silva, Iury Carvalho Fagundes, Marianna Dias Presoti Vicentini, Julia Righi de Almeida, Gustavo Leone Marasco Alves;

COBENGE23

[99] 08. Programas Especiais

[317] 08.Programas especiais

O concurso Pontes de Papel se tornou uma atividade importante no meio acadêmico dos cursos de engenharia em todo o mundo. O desafio consiste em projetar, construir e testar pontes feitas apenas de papel e cola para avaliar a capacidade dos estudantes de aplicar conceitos teóricos a um projeto prático, promover uma experiência de aprendizado divertida e estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas. O PET Civil UFJF, que organiza a competição na UFJF desde 2007, é um exemplo bem-sucedido de organização desse tipo de competição. O programa PET tem como objetivo fornecer uma formação acadêmica de alta qualidade e ampla a todos os alunos, e essa filosofia está por trás da motivação do grupo e fomenta atividades que estimulam o processo de aprendizado por meio de competições. O presente trabalho descreve as etapas da XVIII Olimpíada de Engenharia Civil: Concurso Pontes de Papel, contextualizando sua prospecção, preparação, organização, execução e, por fim, apresentando uma consideração sobre o impacto da competição na formação dos participantes.

competição, aprendizagem ativa, educação em engenharia, estruturas
Voltar