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Explorando o potencial do Laboratório Virtual de Controle de Sistemas com VPython no ensino de Engenharia: Análise e perspectivas para o futuro;
Yuri de Oliveira Cota, Oséias Dias de Farias, Raphael Barros Teixeira, Rafael Suzuki Bayma;
O presente artigo descreve o desenvolvimento de simulações de controle de sistemas por meio da biblioteca VPython e da plataforma PyPi. Os resultados das simulações evidenciam a efetividade do uso dessas ferramentas no processo de ensino de Engenharia, fornecendo uma experiência prática e interativa para os alunos. A simulação do MAGLEV e do Aero Pêndulo foram desenvolvidas e seus resultados foram apresentados e discutidos em detalhes. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que as simulações são eficazes para o ensino de controle de sistemas, pois permitem que os alunos visualizem e compreendam de forma prática os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Futuramente, espera-se expandir a utilização dessas ferramentas para outras áreas do conhecimento, bem como implementar novas simulações para enriquecer ainda mais o processo de ensino-aprendizagem.
controle de sistemas, simulação, VPython, PyPi, educação em engenharia.