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EFEITO DO PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA DE ENGENHARIA BASEADO EM OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS NA PERCEPÇÃO DE APRENDIZADOS DO ALUNO;

Gabriela Fernandes Sarmento, Rui Barbosa de Souza;
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COBENGE23

[94] 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso

[312] 03.Formação por Competências e Perfil do Egresso

O objetivo do trabalho é a análise de relação entre o planejamento de curso baseado em objetivos de aprendizagem por competências, da disciplina Materiais de Construção Civil I, do curso de Engenharia Civil, na percepção de aprendizado do aluno. As análises realizadas foram: relação entre as competências do PPC com as habilidades e competências da disciplina; e relação entre o plano de ensino e a percepção de aprendizado do aluno, realizada por avaliação de desempenho do professor. Os resultados apresentados mostraram que o encadeamento a partir das competências pretendidas no PPC, otimizam o plano de ensino no sentido de cada conteúdo estar contextualizado em saberes úteis para os estudantes na sua atuação profissional; no entanto, nos momentos de apresentação de conteúdo faltou uma análise de fatores externos para adoção de metodologias ativas nas dinâmicas de aula. Conclui-se que o planejamento de curso baseado em competências apresentou relação com uma boa avaliação do professor, mas que este sistema centrado no professor não avalia o curso, pois reflete como o professor aplica suas diferentes inteligências na melhor relação professor-aluno, o que pode não estar associado ao planejamento do curso na garantia de aprendizado.

Formação por competências; planejamento de curso; método PDAF.
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