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PERCEPÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E PERSPECTIVAS DO ENSINO HÍBRIDO NOS CURSOS DE ENGENHARIAS DA UFRGS E DA UNIPAMPA;
SIMONE RAMIRES, MAURO FONSECA RODRIGUES, MARTIN GEIER;
Partindo do que foi vivenciado durante a pandemia COVID-19, este trabalho apresenta os dados obtidos através da aplicação de questionário aos acadêmicos dos cursos de Engenharia da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) com objetivo de avaliar o que foi aprendido com o cotidiano do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em cursos de engenharia e fomentar discussões sobre o Ensino Híbrido (EH), futura realidade da educação em termos mundiais. Entre os resultados obtidos, é possível inferir que o EH representa um desafio aos estudantes e professores e não está sendo percebido como uma perspectiva real a partir dos discentes, indicando uma oportunidade de desenvolvimento e adequação do uso de novas tecnologias, didáticas e fomento de pesquisas na área de ensino de Engenharia para traduzir e avaliar esse novo cenário que pode ocorrer.
Educação, Metodologias ativas, Ensino híbrido, Tecnologia, Inovação