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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO INTEGRADOR DAS DISCIPLINAS DE GESTÃO AMBIENTAL PARA ENGENHARIA E GERÊNCIA E ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCNs);

Simone Ramires, MAURO FONSECA RODRIGUES, Martin Geier;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

Visando suprir as Diretrizes Nacionais Curriculares dos cursos de Engenharia e promover a atuação de Inovação e Empreendedorismo (I&E) com Sustentabilidade, é apresentado estudo de caso para proposta de Projeto Integrador entre os alunos das disciplinas de Gestão Ambiental e Gerência e Administração de Projetos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A proposta, além de possibilitar ao acadêmico conhecer conceitos de I&E, promove conexões com mentores para auxiliá-los na elaboração da proposição de um produto, serviço e/ou projeto, abrangendo as esferas econômica, social e ambiental, mediante utilização de práticas pedagógicas inovadoras aliando teoria à prática. Os projetos foram avaliados por uma banca de expertise nas áreas I&E, indústria 4.0, mercado financeiro, produção enxuta, entre outros conceitos que são inerentes às questões de I&E, onde os critérios foram: impacto das ideias, competência da equipe, grau de relevância do problema que está solucionando, grau de inovação, clareza na apresentação, grau de mercado, investimento inicial e payback. Constatou-se um grande envolvimento dos acadêmicos, inferindo que essa proposta apresenta potencial para elevar o ensino de Engenharia no Brasil e promover ações de I&E que contribuam positivamente com aspectos sociais e ambientais. A proposta instigou os alunos a criar, inovar, empreender e desenvolver projetos, interagir com outras áreas de conhecimento, buscar alternativas para os problemas apresentados, visando intervenção, melhoria contínua e, a propor soluções de sustentabilidade, onde o objeto é a utilização de recursos já existentes ou aprimorá-los.

Inovação, Empreendedorismo, Sustentabilidade, Engenharia, Metodologias ativas
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