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Artigo


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Análise do Currículo do Curso de Engenharia Civil da UFRGS a partir dos Resultados das Últimas Provas do ENADE;

Cesar Alberto Ruver, Gabriel de Sousa Pereira, FRANCISCO HEINZ COSTA, Marcos Vinicius de Souza Teixeira, Eduarda Ferreira Nieto de Sousa, Luís Henrique Ribeiro de Almeida, Victoria Thalya Pilar Steyer da Silva, Gabriel Felipe Hendges Laurentino, Willian Vaxilevski Evaldt, Davi Silva Dos Santos, Rafaela Rampon Pauletto;

COBENGE23

[93] 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais

[311] 02.Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais

A avaliação dos cursos superiores utilizada pelo Ministério da Educação, através do INEP, é o SINAES. Um dos instrumentos de avaliação de desempenho dos estudantes é o ENADE. O ENADE é um exame aplicado aos estudantes ingressantes e concluintes que tem como objetivo avaliar os aspectos evolutivos tanto do ponto de vista humanístico como acadêmico. A parte da prova que avaliada os conteúdos acadêmicos compõe 75% do número de questões da prova e é formada por questões que tem como base as diretrizes curriculares dos cursos, sem levar em consideração o perfil exigido pelo mercado ou outros aspectos regionais. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é verificar se os conteúdos cobrados nas duas últimas edições do ENADE (2017 e 2019) fazem parte das ementas nas disciplinas ofertadas no curso de engenharia civil da UFRGS, bem como verificar o desempenhos dos participantes (formandos) em relação a estes conteúdos.

Prova ENADE, Curso de Engenharia Civil, Desempenho Acadêmico
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