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DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DIDÁTICO PARA MEDIÇÃO DE CAPACITÂNCIA;

Igor Forcelli Silva, Fernanda Soares Lima, Arthur Bernardo Barbosa, Pedro Lucas Coutinho Ribeiro, Flávio Henrique Santos de Albuquerque;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

É comum se deparar com professores de física enfrentando grandes dificuldades em construir o conhecimento junto com seus alunos de maneira prazerosa, contextualizada e funcional. O ato de experimentar no ensino de Física é de fundamental importância no processo ensino-aprendizagem e tem sido enfatizado por muitos autores. Sendo assim, torna-se necessário buscar alternativas para desenvolver as habilidades e competências, dentre as formas têm-se o uso de alternativas metodológicas que coloca a escola em sintonia com os atributos e necessidades da sociedade. A utilização de plataformas ou kits didáticos nas aulas de física têm-se mostrado uma excelente alternativa para abordar os conteúdos ministrados em sala, tornando as aulas mais significativas para o discente por trazer situações reais. Diante do exposto, este trabalho propõe o desenvolvimento de um protótipo didático de custo acessível, para medição da capacitância com o uso do microcontrolador Arduino©, o qual pode ser utilizado como uma alternativa metodológica nas disciplinas de Física e Análise de Circuitos Elétricos. Para tanto, foi construído um capacímetro que efetua as medições de capacitância de forma automática, isto é possível com o registro do tempo de carga do capacitor quando este atinge 63,2% do valor da tensão aplicada, juntamente com o valor da resistência utilizada no circuito série. Foram utilizados os resistores de 1,2 kΩ, 33 kΩ e 1 MΩ que funcionam como escalas, para garantir maior precisão na medição da capacitância. Para aferir os resultados, realizou-se a comparação entre o protótipo e um medidor comercial para medição de quinze capacitores e obteve-se um erro médio de 12,28%. Dessa forma, acredita-se que o uso do protótipo desenvolvido pode aumentar a expectativa dos discentes em estudos envolvendo capacitores.

Capacitância. Circuito RC. Interdisciplinaridade. Metodologia Educacional. Protótipo didático.
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