Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


423

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSistema Didático com Integração Labview e Arduino para o Ensino de Engenharia: Identificação e Controle de Processos;

rodrigo tomasi, Nestor Roqueiro;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

O presente artigo propõe uma ferramenta didática para o ensino/aprendizagem de práticas fundamentais na formação de engenheiros nos campos de controle, automação e elétrica. Através da utilização da interface aberta Arduino e do software supervisório LabView, o trabalho desenvolvido apresenta um sistema computacional integrado ao hardware para realizar as tarefas de aquisição de dados, identificação e controle de um processo real, com o qual é possível escolher diferentes métodos de identificação da dinâmica do processo utilizando modelos de primeira ordem, bem como diferentes métodos para a estimação dos parâmetros de um controlador do tipo PI (Proporcional-Integral). A utilização dos sistema em tempo de execução permite que essas atividades possam ser validadas e realizadas iterativamente até que se alcance resultados conclusivos sobre os diferentes métodos. O material desenvolvido oferece ao estudante contato direto com a realidade prática em controle automático de processos, e como consequência, desperta neles o interesse a esse amplo e fundamental campo do conhecimento.

Ensino, Controle, Identificação de processos, Labview, Arduino
Voltar