4225
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APLICADA AO ENSINO DA ESTATÍSTICA E ANÁLISE DE DADOS PARA ENGENHARIA;
THAIS BORGES DAMACENA, MARIA BEATRIZ FERREIRA LEITE, LUCIANA BERTOLDI NUCCI, CINTIA RIGAO SCRICH, GERALDO MAGELA SEVERINO VASCONCELOS, VALDOMIRO PLACIDO DOS SANTOS;
COBENGE23
[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Este trabalho apresenta uma experiência realizada no desenvolvimento do componente curricular Estatística e Análise de Dados em cursos de Engenharia. A partir da utilização de metodologias ativas, em particular aula invertida e aprendizagem baseada em projetos, a proposta implementada nesta experiência buscou abranger a formação por competências, explorando a autonomia e protagonismo do aluno. A ruptura em relação à metodologia tradicional requer uma ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, foi necessário repensar o formato das atividades ao longo do semestre, não apenas em relação à dinâmica das aulas, mas também em relação ao percurso avaliativo ao longo do processo. As estratégias, instrumentos e critérios utilizados tiveram como objetivo, além de viabilizar a execução da proposta, possibilitar uma primeira análise dessa nova proposta. Os resultados apresentados contemplam feedbacks dos alunos e análises comparativas considerando o desempenho dos mesmos.
metodologias ativas, aprendizagem baseada em projetos, ensino por competências, Estatística.