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APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NO ENSINO DE ENGENHARIAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE BASEADA NAS PUBLICAÇÕES DO COBENGE;

Vinícius Spanhol Bordignon, Adriana Justin Cerveira Kampff;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A publicação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia (DCNs - Engenharia), no ano de 2019, propôs inúmeras modificações no perfil do egresso e nas metodologias utilizadas nesses cursos. Valendo-se do mapeamento do estado do conhecimento, este trabalho pretende identificar as propostas e/ou aplicações da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), apresentadas no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Para isso, considerou-se o período entre os anos de 2017 e 2022, sendo analisados 101 trabalhos. Verificaram-se as áreas do conhecimento com maior representatividade no uso da ABP, bem como os principais tipos de atividades associadas a esta metodologia. Por fim, destacou-se o impacto da publicação das novas DCNs no ensino de Engenharia no Brasil, representando uma alteração significativa em relação ao ensino tradicional.

Ensino de Engenharia. Diretrizes Nacionais Curriculares. Estado do Conhecimento. Aprendizagem Baseada em Problemas.
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