Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4221

DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DO BIM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS;

JOAB MANOEL ALMEIDA SANTOS, D?BORA SANTOS MOREIRA, FELIPE CALIXTO GON?ALVES FELIX, CARLOS MIKAEL ALENCAR TENORIO;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O Building Information Modeling (BIM) é uma metodologia que permite a criação de um modelo virtual 3D com elementos parametrizados, possibilitando o gerenciamento e compartilhamento de informações de um projeto de construção que envolve a colaboração entre vários profissionais. Nos últimos anos o BIM vem ganhando cada vez mais espaço no mercado da Construção Civil devendo ser visto como necessário no ensino da graduação considerando os requisitos atuais da indústria da construção. O presente trabalho apresenta os principais desafios da implementação do BIM no curso de graduação em engenharia civil da universidade federal de Alagoas, com o objetivo de apresentar quais as soluções necessárias para implementação no ensino. A metodologia da pesquisa consiste em uma série de perguntas escritas apresentadas aos participantes do grupo GEBIM para criação de gráficos que apresentam os principais desafios para o uso do BIM na graduação, com isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas voltadas ao tema com os dados obtidos, de modo a validar as informações apresentadas. Observou-se que, apesar dos avanços da implementação desta metodologia no mercado de trabalho, a sua aplicação na graduação ainda é um desafio. Ademais, muitos docentes ainda não conseguiram inserir o BIM no escopo das disciplinas, onde os principais obstáculos são: adaptação da matriz curricular, custo com hardware, treinamento, falta de laboratório e estrutura. Desse modo, este artigo pretende discutir quais foram os benefícios alcançados com esta iniciativa, permitindo apresentar os principais desafios para expandir a disseminação e integração do BIM com as diversas tecnologias digitais aplicáveis nos cursos de graduação.

BIM, graduação, implementação, ensino
Voltar