Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4220

A utilização da Robótica como ferramenta de motivação e formação profissional em Ciências Tecnológicas. Estudo do impacto da realização de torneios de Robótica em eventos em Ciência e Tecnologia.;

Arnaldo Ortiz Clemente, João Maurício Rosário;

COBENGE23

[103] 12. Interação com a Educação Básica

[321] 12.Interação com a Educação Básica

O incentivo a participação de crianças e jovens em torneios de robótica educacional permitem que elas possam compreender melhor o mundo que vivemos, por meio da ciência e tecnologia que vivenciam, bem como a mitigação do grande dilema na busca de uma formação no ensino superior, e na questão da carreira acadêmica e profissional a seguir. Dentro desse contexto, esta tese de doutoramento apresenta metodologia para implementação e avaliação de torneios de robótica educacional e em outros eventos de ciência e tecnologias em suas fases nos ciclos de formação nos Ensinos Fundamentais I, II e Ensino Médio, mostrando a importância e impacto da participação das crianças e jovens em torneios de robótica educacional. Este trabalho busca demonstrar como estas ações têm inspirado os jovens em suas escolhas para a vida e colaborado na construção de seu futuro e sua inserção na sociedade. Estes eventos baseados em temas ou desafios, propiciam um alto grau motivacional, de aprendizagem e inovação em diversas áreas das ciências e tecnologias, aplicando-se múltiplos saberes, possibilitando o desenvolvimento prático de habilidades e competências profissionais e pessoais, tanto na busca de carreiras acadêmicas quanto nas associadas a indústria, comércio e empreendedorismo pessoal. Dentro desse contexto, inicialmente, é apresentado também um estudo de, como outros players atuantes nestes eventos, tais como: técnicos/mentores de equipes, educadores, organizadores, apoiadores e avaliadores os veem e como estes tem impactado, melhorado e inovando na forma de suas atuações e trabalhos perante as crianças e jovens, desenvolvendo novas ferramentas de aprendizagem, desenvolvimento e inserção. Finalmente, foi apresentada uma análise estática, a partir dos resultados de uma enquete, junto aos players do processo, mostrando a importância dessas iniciativas e através de uma análise SWOT dessas informações observou como consequência imediata a redução da evasão escolar nas instituições de ensino superior envolvidas, por parte destes jovens, face as experiencias e motivações vivenciadas durante os eventos de ciência e tecnologia participados, bem como aspectos econômicos de relevância que justificariam políticas públicas para o crescimento e apoio destes eventos.

Robótica, Aprendizagem Ativa, Aprendizagem baseado em Problemas, Aprendizagem baseado em Projetos, Ciência e Tecnologia, Robótica - Estudo e Ensino.
Voltar