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Artigo


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ANÁLISE DA INSERÇÃO DA METODOLOGIA BIM EM CURSOS DE GRADUAÇÃO VOLTADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ - CE;

Heloyse Jhenyfer Dias Lopes, Raffeson Rabelo Ferreira, Laura Pinheiro de Araujo Braga, Bruno Noronha Rodrigues;

COBENGE23

[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia

Este estudo se propõe a examinar a integração do Building Information Modeling (BIM) em cursos de graduação focados no âmbito da construção civil no município de Quixadá - CE. Discute a relevância do BIM na área estudada, a importância de sua inclusão nas grades curriculares, bem como estratégias para sua implementação. Objetiva avaliar de forma ampla a inserção dessa metodologia nas grades curriculares destes cursos para qualificar os futuros profissionais e torná-los aptos a atender a demanda exigida pelo cenário atual do mercado de trabalho. Aborda o conceito de BIM e sua importância na construção civil, bem como maneiras de implementá-lo nos cursos universitários. Também descreve a elaboração de um questionário aplicado a estudantes e professores de engenharia e arquitetura em Quixadá-CE, para entender como as instituições abordam a metodologia BIM. Foi observado que a maioria dos cursos que os entrevistados estão inseridos não possuem a metodologia BIM aplicada na grade curricular, e que em sua maioria possui apenas um conhecimento básico sobre o assunto. Desta forma, conclui-se que a inserção desta metodologia no currículo dos discentes é imprescindível, a fim de que os mesmos possam adquirir a qualificação necessária para a inserção no mercado de trabalho.

Building Information Modeling. Construção Civil. Educação. Metodologia de Ensino.
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