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Artigo


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DIA DE PLANTIO NO POMAR URBANO, UMA PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DO BAIRRO;

Carlos Eduardo Corrêa Molina, Tainara Silva Costa, Gabriela Molina, Pedro Augusto Gomes França;

COBENGE23

[103] 12. Interação com a Educação Básica

[321] 12.Interação com a Educação Básica

A curricularização da extensão promoveu uma maior inserção de projetos e práticas extensionistas de cunho social, uma vez que estas passaram a compor um expressivo percentual da carga horária de formação dos alunos. Dessa forma, tais práticas passaram a constituir-se mais efetivamente em um processo interdisciplinar que promove a interação transformadora para além dos muros das universidades. O Projeto de Extensão Social "Pomar Urbano Comunitário do Bairro Anhumas" e, principalmente os "Dias de Plantio" realizados com as crianças do bairro e circunvizinhança, representam uma experiência ímpar da tentativa da universidade de cumprir seu papel junto à comunidade, fornecendo conjuntamente uma melhor formação aos seus alunos, futuros engenheiros. O relato de experiência enfatiza o quanto das diretrizes (interação dialógica; interdisciplinaridade; indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; impacto na formação do estudante; impacto e transformação social) foram alcançadas com a execução do projeto. Considera-se que o projeto une as concepções da extensão "comunitária" e de "divulgação científica e formação técnica", com resultados positivos confirmados pela percepção dos alunos, potencializando neles o desenvolvimento de competências extremamente apreciadas e procuradas pelo mercado de trabalho.

Extensão Social, Pomar Urbano, Dia de Plantio.
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