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CRIANDO SEÇÕES: UMA PRÁTICA DE ENSINO EM MECÂNICA COM O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS E RECURSO COMPUTACIONAL;

Matheus Erpen Benincá;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Este trabalho relata uma prática de ensino e aprendizagem desenvolvida na disciplina de Mecânica (ENG01156) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no semestre letivo de 2022/2. Quatro grupos de alunos foram convidados a criar seções transversais de vigas a partir da manipulação, em aula, de figuras geométricas elementares recortadas em cartolina: retângulos, triângulos e quartos de círculo. Cada grupo criou duas seções compostas, com o objetivo de obter o maior momento de inércia em relação ao eixo x e o maior momento polar de inércia, respectivamente. Após a criação das seções, os grupos deram sequência ao trabalho final da disciplina, que consistia em descrever o processo criativo adotado e, posteriormente, calcular as propriedades geométricas de cada seção, tanto de forma tradicional, pelas expressões usuais de áreas e momentos de inércia; quanto com o auxílio de recurso computacional, que foi desenvolvido em trabalho anterior e utiliza o Teorema de Green em sua formulação. O desenvolvimento do trabalho, em todas as suas etapas, foi observado e analisado, e os resultados são discutidos ao final deste artigo. A prática desenvolvida contou com o efetivo envolvimento da turma, tanto na etapa de criação e concepção das seções, quanto nos cálculos de suas propriedades geométricas, que atingiram níveis de complexidade maiores do que usualmente solicitados em avaliações tradicionais. Com base nas produções dos grupos e na observação do desenvolvimento das atividades propostas, foi possível concluir que a prática estimulou a postura criativa e crítica dos estudantes.

Prática de Ensino. Mecânica. Criatividade em engenharia. Propriedades geométricas.
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