Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4208

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DA METODOLOGIA PYRAMID (SNOWBALL) PARA A IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS DCNs NO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DA UFSCAR;

Edilson Reis Rodrigues Kato, Fredy João Valente, JANDER MOREIRA, Alan Demétrius Baria Valejo, Ricardo Menotti, Celso Aparecido de França;

COBENGE23

[93] 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais

[311] 02.Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para as Engenharias definem os princípios fundamentais de organização, desenvolvimento e avaliação nos cursos de graduação em Engenharia das Instituições de Educação Superior. Elas estabelecem uma visão da formação dos egressos baseadas no desenvolvimento de suas competências técnicas e sócio emocionais durante a sua formação. Neste contexto, a Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, seguindo as determinações do ministério da Educação vem realizando a implementação das novas DCNs nos seus cursos de Engenharia. No Departamento de Computação da UFSCar (campus São Carlos) o Núcleo Docente Estruturante (NDE), do curso de Engenharia de Computação, vem implantando uma estratégia de mobilização e conscientização de seus docentes dessa visão promovida pelas novas DCNs. Uma das estratégias tem como base uma metodologia ativa de ensino, a metodologia Pirâmide (Pyramid) ou Bola de Neve (Snowball). A metodologia Pyramid é adaptada para que os objetivos de conscientização do docente em relação as competências e o estabelecimento das competências ligadas as disciplinas do curso de Engenharia de Computação possam ser alcançadas. Junto com esses objetivos, também foram abordados os métodos de aprendizagem, as atividades e as possíveis avaliações que poderiam ser utilizados para que essas competências pudessem ser atingidas. A partir dos resultados dessa abordagem o NDE pode nortear as alterações no projeto pedagógico do curso de Engenharia de Computação em função das competências estabelecidas para o curso, melhorando a qualidade de ensino e formação do egresso.

Diretrizes Curriculares Nacionais, DCNs, Pyramid, Snowball, Competências, Projeto Pedagógico
Voltar