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EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PRIMEIRO ANO DE ENGENHARIA: OPORTUNIDADE PARA O CONTATO DO ESTUDANTE COM DEMANDAS DA COMUNIDADE E COM UMA METODOLOGIA DE PROJETO;
Hector Alexandre Chaves Gil, RODRIGO CUTRI, Angelo Eduardo Battistini Marques, Cristiane Maria Barra da Matta, Claudia Alquezar Facca;
COBENGE23
[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia
[316] 07.Extensão na Educação em engenharia
A Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018 definiu as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior, trazendo uma visão de que a Extensão deve promover e permitir um papel ativo do estudante junto as atividades que serão desenvolvidas e não apenas a simples participação do estudante em alguma atividade externa. Este artigo apresenta a estruturação de um programa de extensão aplicado aos estudantes ingressantes da 1ª série (Engenharias, Administração, Design, Sistemas de Informação e Ciência da Computação) desde sua concepção, fase inicial e intermediária de implantação, e etapas previstas para sua conclusão ao final de 2023. Apresenta assim, a dinâmica concebida para aliar a proposta de extensão aplicada com os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o estabelecimento de parcerias bem como a estratégia pensada para a aplicação dos conhecimentos técnicos por meio da utilização de uma metodologia de projetos, Design Thinking, de extrema importância para a construção de uma visão sistematizada dos projetos na Engenharia.
Extensão; Engenharia; Desenvolvimento Sustentável; ODS; Design Thinking.