Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4206

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMProposta de projeto interdisciplinar integrado no curso de graduação em Engenharia Civil - experiência com disciplinas da área de estruturas;

Paulo Fernando Silva Sousa, Mariella Falcão de Lima Oliveira Santos;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Com os desafios atuais no ensino de engenharia, faz-se necessário elaborar e promover propostas metodológicas de ensino que despertem motivação dos estudantes, para que eles possam viver experiências ao invés de apenas memorizar ou reproduzir conceitos baseados em abstrações. No contexto mais específico da graduação em Engenharia Civil, essas demandas por mudanças na relação ensino-aprendizagem têm sido especialmente debatidas e entendidas como necessárias nas disciplinas do eixo de Estruturas, o que pode ser explicado pelo elevado nível de abstração exigido, com conceitos de difícil compreensão e visualização. Nesse âmbito, a proposta metodológica discutida no presente trabalho se caracteriza como uma possibilidade de melhoria nessa aprendizagem. Partindo como exemplo a graduação em Engenharia Civil na Universidade de Pernambuco (UPE), as disciplinas de Teoria das Estruturas e Concreto 1 são ambas do eixo de Estruturas, obrigatórias, ministradas no mesmo semestre regular e com competências similares. Sendo assim, este artigo propõe a realização de um projeto interdisciplinar integrado entre essas duas disciplinas, de modo a proporcionar aos estudantes uma visão mais ampla das competências trabalhadas no seu curso de graduação, além de aproximá-los ainda mais de situações reais de projetos, em que os discentes precisam utilizar competências e ferramentas adquiridas em várias disciplinas do curso de graduação para atuar nas soluções dos problemas. Essa proposta é diretamente derivada de um projeto específico da disciplina de Concreto 1, que vem sendo desenvolvido há cerca de 2 anos na instituição, porém sem integração direta com a disciplina de Teoria das Estruturas. Assim, além de discutir a experiência exitosa em uma disciplina, este trabalho também discute a estratégia para integrar o projeto a outra disciplina do mesmo semestre.

projeto interdisciplinar. concreto. teoria das estruturas.
Voltar