Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4197

INOVAÇÃO NOS CURRÍCULOS DE ENGENHARIA DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: UM MODELO DE CONSTRUÇÃO INTEGRADA;

Tiago Bandeira Marchesan, Débora Missio Bayer, Tatiana Cureau Cervo, Lucas Vizzotto Bellinaso, SIMONI TIMM HERMES;

COBENGE23

[93] 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais

[311] 02.Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia de 2019, bem como as motivações presentes no escopo dos cursos de graduação em Engenharia do Centro de Tecnologia (CT), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), este artigo objetiva apresentar como as reestruturações curriculares foram propostas e implementadas nesse contexto. Para tal, foi criado um Grupo de Trabalho, nomeado de GT Básico, composto por pelo menos um integrante de cada Núcleo Docente Estruturante de curso. O GT Básico, coordenado pela Direção do CT/UFSM, atuou de forma ativa e dinâmica durante os três anos que antecederam a conclusão e aprovação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de Engenharia nas instâncias superiores da UFSM, promovendo reuniões virtuais e presenciais, além da organização de subgrupos de trabalho. Nos PPC em fase de implementação, entende-se a criação, a modernização e a inovação nas disciplinas básicas como uma ação colaborativa para a promoção da acessibilidade, da aprendizagem e da permanência nos cursos. Além disso, opera-se em prol da diminuição da retenção e da evasão nos cursos, da mobilidade entre os cursos de Engenharia, e da otimização das turmas ofertadas por meio da uniformização das disciplinas dos conteúdos básicos. Esta também implicou a modernização do sistema de codificação e cadastro de disciplinas na UFSM. Na perspectiva das ações futuras, está a criação da Comissão Permanente de Inovação no Ensino de Graduação do CT para avaliar os critérios de qualidade presentes na formação acadêmica e atuação profissional dos egressos de Engenharia.

Inovação. Currículo. Educação em Engenharia.
Voltar