4196
POSSIBILIDADES DA CULTURA MAKER PARA A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO;
FABIANA CHAGAS DE ANDRADE, FELIPE DO CARMO AMORIM;
COBENGE23
[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia
Esta pesquisa tem por objetivo discutir as possibilidades da Cultura Maker para a formação do Engenheiro, a partir de experiências vivenciadas em projetos concluídos ou em desenvolvimento em um Laboratório Maker de uma Instituição de Ensino Superior pública no Rio de Janeiro. A metodologia desenvolvida foi a divisão das áreas da Cultura Maker no laboratório, em que discentes de Engenharia colaboram com alunos de outras etapas de formação e com professores na criação de protótipos e artefatos com uso de equipamentos computadorizados. Esses projetos têm como base a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos e da Aprendizagem Criativa. Como resultados, a Cultura Maker pode minimizar a evasão e retenção dos alunos de Engenharia, favorece a integração e articulação entre projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, contribui para a verticalização no ensino e para a formação de professores, que irão ministrar aulas mais voltadas à prática. A partir da discussão de temas transversais, um Laboratório Maker favorece a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, contribuindo para o perfil do egresso de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Engenharia.
Cultura Maker, Educação 4.0, Engenharia.