Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4196

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPOSSIBILIDADES DA CULTURA MAKER PARA A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO;

Fabiana Chagas de Andrade, Felipe do Carmo Amorim;

COBENGE23

[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia

Esta pesquisa tem por objetivo discutir as possibilidades da Cultura Maker para a formação do Engenheiro, a partir de experiências vivenciadas em projetos concluídos ou em desenvolvimento em um Laboratório Maker de uma Instituição de Ensino Superior pública no Rio de Janeiro. A metodologia desenvolvida foi a divisão das áreas da Cultura Maker no laboratório, em que discentes de Engenharia colaboram com alunos de outras etapas de formação e com professores na criação de protótipos e artefatos com uso de equipamentos computadorizados. Esses projetos têm como base a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos e da Aprendizagem Criativa. Como resultados, a Cultura Maker pode minimizar a evasão e retenção dos alunos de Engenharia, favorece a integração e articulação entre projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, contribui para a verticalização no ensino e para a formação de professores, que irão ministrar aulas mais voltadas à prática. A partir da discussão de temas transversais, um Laboratório Maker favorece a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, contribuindo para o perfil do egresso de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Engenharia.

Cultura Maker, Educação 4.0, Engenharia.
Voltar