Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4195

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMÉTODOS E TENDÊNCIAS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DA ENGENHARIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA;

Laura Visintainer Lerman, Paula Kvitko de Moura, Italo Rodeghiero Neto, CHRISTINE TESSELE NODARI, Maria Auxiliadora Cannarozzo Tinoco;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A crescente demanda no mercado de trabalho e a crescente necessidade de aquisição de novas competências têm levado as escolas de engenharia a adotar diversos métodos de avaliação de ensino. Esses métodos, como avaliações convencionais e colaborativas, são fundamentais para reformular o processo de avaliação, fornecer feedback e desenvolver as competências dos alunos. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é identificar os métodos de avaliação predominantes empregados nas escolas de engenharia. Para atingir esse objetivo, realizamos uma revisão sistemática da literatura, analisando 36 artigos que enfocavam 14 métodos de avaliação de ensino. Esses métodos foram categorizados em quatro grupos principais: avaliações convencionais, colaborativas, online e dinâmicas. Nossa avaliação demonstra como esses diferentes tipos de avaliação facilitam a adoção e integração de métodos de ensino inovadores no ensino de engenharia. Além disso, nossa análise destaca o surgimento de novas tendências, principalmente em abordagens de avaliação dinâmicas e online, que podem ser efetivamente disseminadas em várias escolas de engenharia. Ao promover mecanismos de feedback aprimorados e novas abordagens para desenvolver as competências dos alunos, esses métodos de avaliação inovadores contribuem significativamente para o campo. Notavelmente, nossas descobertas destacam a crescente dependência de tecnologias digitais em metodologias de avaliação, alinhando-se com o conceito de Educação em Engenharia 4.0.

Métodos de Avaliação, Avaliação Dinâmica, Avaliação Online, Avaliação Convencional, Avaliação Colaborativa.
Voltar