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Artigo


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CENTROS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO;

PAULA KVITKO DE MOURA, LAURA VISINTAINER LERMAN, ITALO RODEGHIERO NETO, CARLA TEN CATEN, MARIA AUXILIADORA CANNAROZZO TINOCO;

COBENGE23

[101] 10. Formação, Capacitação e Avaliação Docente

[319] 10.Formação, Capacitação e Avaliação Docente

A educação da engenharia vem sofrendo diferentes alterações ao longo do tempo, com a mudança de currículo, a inovação de disciplinas novas e existentes, o desenvolvimento de ensino por competências e não por conteúdo, dando um maior enfoque em práticas de aprendizagem ativa. Além disso, alguns departamentos também estão realizando alterações na infraestrutura para adaptar as salas de aula e comportar essas alterações. Os Centros de Ensino e Aprendizagem em universidades nos Estados Unidos desempenham um papel fundamental para ajudar os professores e departamentos das universidades neste novo contexto, oferecendo ações que atendem à demanda do corpo docente. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o que os Centros de Ensino e Aprendizagem de universidades nos Estados Unidos oferecem para os docentes e quais atividades podem ser implementadas no futuro no contexto brasileiro. Após a análise de materiais coletados em dez Centros de Ensino e Aprendizagem foi possível estabelecer um resumo das melhores práticas para implementação no contexto brasileiro: (i) mudanças nas disciplinas, com criação de resultados de aprendizagem; (ii) workshops especializados para os professores em práticas pedagógicas ativas e ensino online; (iii) consultorias com a equipe do centro para os professores; (iv) apoio do ensino inclusivo; e (v) mudanças na infraestrutura da universidade.

Educação na Engenharia, Centro de Ensino e Aprendizagem, Práticas Ativas de Ensino, Resultados de Aprendizagem, Ensino Inclusivo.
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