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DESENVOLVIMENTO DE ABSORVEDORES SONOROS PARA ESPAÇO MULTIUSUÁRIO DA ESCOLA POLITÉCNICA- ABORDAGEM PRÁTICA EM SALA DE AULA;
S?RGIO KLIPPEL FILHO, FERNANDA PACHECO, MARIA FERNANDA OLIVEIRA, JEFERSON OST PATZLAFF, UZIEL CAVALCANTI DE MEDEIROS QUININO, AMANDA GON?ALVES KIELING, TATIANA LOUISE AVILA DE CAMPOS ROCHA, MAURICIO MANCIO, VANESSA OERLE KAUTZMANN, CRISTIANE MARIA SCHNACK;
COBENGE23
[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia
Esse estudo avaliou uma metodologia ativa de aprendizado baseada em projetos, nos quais os alunos de duas atividades acadêmicas dos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo foram desafiados a desenvolver uma melhoria acústica em uma sala de aula de uso coletivo. Os alunos foram sensibilizados à questão da incidência do ruído e de seu impacto no conforto dos usuários. Na sequência, desenvolveram cálculos de área necessária de absorvedores sonoros e apresentaram a solução adequada para uso no espaço em questão. Posteriormente, os alunos fizeram as placas dos absorvedores, com interior de lã de pet e revestidas em tecido, conforme especificação criada em grupos de estudo entre as turmas. Por fim, as placas foram instaladas, e foi aferido através de ensaio o tempo de reverberação na sala anteriormente e posteriormente à fixação das chapas, demonstrando a eficiência do método proposto.
desempenho acústico, absorção,
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