Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4191

FRAMEWORK DE JOGO EDUCATIVO BASEADO NA TAXONOMIA DE BLOOM PARA O ENSINO DE CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE: UMA ABORDAGEM DE DESIGN-SCIENCE RESEARCH;

Marcelle Feitoza Bassi Costa, Mateus Marques Espanha;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O ensino do controle estatístico da qualidade é fundamental para garantir a qualidade em diversos setores econômicos, porém muitos estudantes enfrentam dificuldades em compreender e aplicar esses conceitos na prática. Dessa forma, o objetivo deste artigo é desenvolver um framework de jogo de tabuleiro, baseado nos níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom, para auxiliar o ensino do controle estatístico da qualidade em cursos de engenharia de produção. Utilizando uma abordagem metodológica inspirada nas duas primeiras etapas da Design-Science Research (DSR), foi construída uma primeira versão do framework de jogo educativo. Espera-se que este estudo contribua para o avanço do ensino do controle estatístico da qualidade e inspire pesquisadores e educadores a explorarem abordagens semelhantes no desenvolvimento de jogos educativos para outras disciplinas.

Taxonomia de Bloom, Jogos educacionais, Controle Estatístico da Qualidade, Design-Science Research (DSR)
Voltar